Bem-vindo!

Frances de Pontes Peebles nasceu no Recife, Pernambuco. Ela se formou em Letras pela Universidade de Texas em Austin, e fez o seu mestrado no Writer's Workshop na Universidade de Iowa. Seus contos foram publicados em revistas literárias como: The Indiana Review, Missouri Review, e Zoetrope: All-Story de Francis Ford Coppola. Ela recebeu bolsas da Sociedade Michener-Copernicus, da Associação Fulbright, e do Instituto Sacatar. Ela mora em Chicago, Illinois e volta todo ano para seu sítio em Taquaritinga do Norte, PE. Seu primeiro livro "A Costureira" (The Seamstress) será publicado nos Estados Unidos pela editora americana Harper Collins no verão de 2008, e no Brasil pela editora Nova Fronteira.

 

"A Costureira": Um Romance

O ano era 1928. Duas irmãs, Emília e Luzia dos Santos, eram as melhores costureiras e bordadeiras do pequeno povoado de Taquaritinga do Norte, Pernambuco. Assim na vida como na costura, Emília e Luzia faziam consertos delicados, tentavam esconder os seus erros, e, muitas vezes, davam nós cegos difíceis de desatar. Órfãs desde pequenas, as duas irmãs foram criadas por sua tia Sofia, uma mulher forte e religiosa que ensinou as meninas a costurar. Morena e bonita, Emílía é uma sonhadora que quer escapar da vida no interior e fugir para a capital, Recife. Ela sonha em se casar com um "gentleman" e ser uma mulher moderna e estilista famosa, criando roupas no novo estilo das melindrosas. Ambiciosa e determinada, Emília fará tudo para realizar seu sonho. Já Luzia, apesar de também gostar de costurar, não se interessa por coisas femininas; quando pequena, ela preferia correr com os meninos, prender lagartixas e subir em árvores. Mas uma dessas brincadeiras que sempre a divertira tanto, terá como conseqüência algo que marcará sua vida para sempre. Aos onze anos, Luzia cai dum alto pé de manga e quase morre. Na queda, ela quebra o osso do cotovelo e ele nunca calcifica direito, ficando seu braço permanentemente dobrado. Depois do acidente, o povo de Taquaritinga começa a chamar Luzia por um apelido cruel —"Vitrola," como os antigos gramofones cujos braços tambm eram dobrados. Seu temperamento brabo e seu braço aleijado marcam Luzia como uma mulher inútil, sem futuro para casamento.

Um dia, um bando de cangaceiros procura abrigo em Taquaritinga do Norte. Liderados pelo famoso e brutal cangaceiro conhecido como "Carácará" — que assim como o gavião da caatinga tinha mania de tirar os olhos das suas vítimas — chegam ao povoado a procura de costureiras pois precisavam de roupas novas. Impressionado com a franqueza e inteligência de Luzia, Carácará a leva para fazer parte de seu bando. Aqui, as vidas das irmãs seguem direções opostas. Emília se casa com o filho de um médico poderoso em Recife. Ela realiza seu sonho de viver na capital, mas isso virá com graves conseqüências: Emília irá encarar preconceitos da alta-sociedade recifense, e descobrir segredos sobre o seu marido. Ao mesmo tempo, Luzia terá que se acostumar à vida violenta e instável do cangaço. Ela é transformada pela vida na caatinga — ela aprende a atirar, descobre a humanidade dos cangaceiros, e esconde a sua paixão pelo capitão do grupo, o Carácará. Mas quando Carácará — nome de batismo Antônio — revela porque seu bando levara Luzia, ela não conseguirá mais esconder seu segredo...

Com a Revolução de 1930 entra um novo Presidente da República, que quer modernizar o Brasil. Nesse futuro moderno, não haverá espaço para coronéis e nem para cangaceiros. As vidas de Emília e Luzia se cruzarão e, mesmo sabendo que será impossível, Emília quer a sua irmã de volta. Quando a vida de Luzia estiver em perigo, Emília arriscará tudo para salvá-la.

A Costureira é uma história de amor, de família, de lealdade, e de um país em transição.

MAKING NEWS

Frances de Pontes Peebles on Facebook

10 de Dezembro 2009

Espaço Aberto Literatura, um programa da Globo News, me entrevistou na fazenda em Taquaritinga do Norte. Veja o video.

4/15/2009

The Seamstress wins the Friends of American Writers Award for Fiction.

2/5/2009

The Seamstress is released in the United Kingdom by Bloomsbury.

Author Frances De Pontes Peebles

11/21/2008

The Seamstress wins Elle Magazine's Grand Prix 2008 for Fiction. Check out Elle's December 2008 issue!

11/16/2008 at 3 PM

I will appear on a literary panel alongside fellow authors Fabiola Santiago and Marisa de los Santos at the 2008 Miami Book Fair International in Miami, Florida.

10/08/2008

A review of The Seamstress appears on National Public Radio's All Things Considered.

Barnes & Noble New Reads book club Pick for September 2008

Find The Seamstress Buy Now